Indicações:
Este medicamento é destinado ao tratamento de doenças que evoluem com alternância de episódios de diarreia e constipação intestinal (intestino irritável, diverticulose); constipação intestinal crônica habitual ou decorrente da permanência no leito após operações cirúrgicas, por alterações de dieta, viagens ou tratamentos prolongados com laxantes potentes; diarreias de origem funcional e como adjuvante em casos de doença de Crohn. Também é indicado como terapêutica complementar ou adjuvante em processos proctológicos como hemorroidas, fissuras anais ou abscesso anal e regulação da evacuação em pacientes portadores de ânus artificial (colostomia).
Contraindicações:
Este medicamento é contraindicado para uso por pacientes com obstrução intestinal ou com distúrbio da evacuação provocado por ressecamento e endurecimento (impactação) das fezes; por pacientes com estenose do trato gastrointestinal; por pacientes com diabetes mellitus com dificuldade de ajuste da insulina; por pacientes com insuficiência pancreática exócrina, que devem evitar o uso desse medicamento; nos casos de hipersensibilidade (alergia) conhecida ao Plantago ovata Forssk e/ou aos componentes da fórmula; quando houver dor abdominal, náuseas ou vômitos, dificuldade de engolir ou um estreitamento (estenose) do esôfago. Não utilizar junto com medicamentos antidiarreicos e produtos inibidores da motilidade intestinal (difenoxilato, loperamida, opiáceos) pelo risco de obstrução intestinal. Este medicamento é contraindicado para crianças menores de seis anos.
Reações Adversas:
Flatulência (excesso de gases intestinais), sensação de plenitude abdominal (distensão), dor abdominal e diarreia.
Precauções:
Plantaben só deve ser usado após sua dissolução em água, e ingerido durante ou após as refeições. Quando ingerido meia hora antes das refeições, pode diminuir o apetite, pois promove sensação de satisfação alimentar (saciedade), auxiliando nas dietas de emagrecimento. Plantaben não contém açúcar. É importante uma hidratação adequada, especialmente se o medicamento for ingerido sem prévia dissolução em água. Cada envelope de Plantaben contém 178,26 mg de sódio, portanto deve ser administrado com cautela a pacientes em dietas hipossódicas. Se a diarreia durar mais de 3 dias, deve-se consultar um médico. Esse medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.