Indicação:
Novolin® R é uma insulina humana indicada para o tratamento de diabetes.
Contraindicação:
Não use Novolin® R:
Em bombas de infusão de insulina;
Se você tiver alergia (hipersensibilidade) à insulina humana ou a qualquer outro componente do produto (veja o item “Composição”);
Se você tiver sintomas de uma hipoglicemia (sintoma de baixo nível de açúcar no sangue) (veja o item “9. O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste medicamento?");
Se o lacre protetor estiver solto ou ausente. Cada frasco possui um lacre plástico protetor inviolável. Se ele não estiver em perfeitas condições quando você adquirir o frasco, devolva-o ao seu fornecedor;
Se não tiver sido armazenado corretamente ou se foi congelado (vide “5. Onde, como e por quanto tempo devo guardar este medicamento?”);
Se a insulina não parecer límpida e incolor.
Modo de Uso:
Novolin® R é para injeção sob a pele (via subcutânea). Sempre alterne o local da injeção dentro de uma mesma região, para diminuir o risco de formação de caroços ou lesões na pele (ver o item “8. Quais os males que este medicamento pode me causar?”). Os melhores locais para se aplicar são: na frente de sua cintura (abdômen), nas nádegas, na parte da frente das suas coxas e na parte superior dos braços. Sua insulina funcionará mais rapidamente se for injetada ao redor da cintura.
Novolin® R pode também ser administrado por via intravenosa em situações especiais por profissionais da saúde.
Como aplicar Novolin R sozinho ou misturar com insulina de ação prolongada
Tenha certeza de que você possui a seringa correta com a unidade de escala correspondente para injeções de insulina;
Aspire com a seringa um volume de ar igual à dose de insulina que você necessita;
Siga as instruções dadas por seu profissional da saúde;
Injete a insulina sob a pele. Use a técnica de injeção recomendada pelo seu médico ou enfermeiro;
Mantenha a agulha sob a pele durante pelo menos 6 segundos para ter certeza de que a dose completa foi aplicada.
Posologia
A dose é individual e determinada de acordo com as necessidades do paciente. A média diária de insulina necessária para manutenção da terapia do paciente com diabetes tipo 1, varia entre 0,5 e 1,0 UI/kg, dependendo do paciente.
Entretanto, em pré-adolescentes, a média diária de insulina necessária geralmente varia de 0,7 a 1,0 UI/kg. A dosagem inicial para portadores de diabetes do tipo 2 é frequentemente mais baixa, por exemplo 0,3 a 0,6 UI/kg/dia.
Nos portadores de diabetes mellitus, o controle glicêmico otimizado posterga o início de complicações diabéticas tardias. A monitorização da glicose no sangue é, portanto, recomendada.
Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.
SE PERSISTIREM OS SINTOMAS O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. ESTE PRODUTO É UM MEDICAMENTO. SEU USO PODE TRAZER RISCOS. PROCURE O MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA.