Indicações:
O diclofenaco dietilamônio é um antiinflamatório tópico indicado para aliviar os sintomas da inflamação como o inchaço e a dor, nas seguintes situações: contusões, lesões, torções, dores nas costas, e outras inflamações de origem traumática. Tendinite, cotovelo de tenista e outros tipos de reumatismos do tecido mole. Alguns tipos de artrites leves nos braços, pernas e costas. O diclofenaco dietilamônio pode ser indicado para tratar outras condições de acordo com a indicação médica.
Contraindicações:
Hipersensibilidade (alergia) ao diclofenaco ou à qualquer outro componente da fórmula. É contraindicado para pacientes que já apresentaram reações alérgicas (por exemplo, erupção cutânea ou respiração ofegante) após tomar medicamento contendo diclofenaco ou algum outro antiinflamatório não-esteroidal (AINE), tais como: ácido acetilsalicílico ou ibuprofeno. Em casos de alergia a propilenoglicol, álcool isopropílico ou a algum outro componente da fórmula. Não é recomendado o uso de diclofenaco em crianças menores de 14 anos, com exceção nos casos de artrite juvenil crônica.
Reações adversas:
Pode ocorrer dermatite de contato (prurido, vermelhidão, edema, pápulas, bolhas ou escamação da pele). Além de casos isolados de erupção cutânea generalizada, reações de hipersensibilidade (por exemplo, crise asmática e angioedema) e reações de fotossensibilidade.
Precauções:
Não aplique diclofenaco dietilamônio gel em superfícies descascadas da pele ou sobre feridas e escoriações abertas, nem dentro da boca ou vagina. Tenha cuidado para não aplicar este medicamento nos olhos, caso isto ocorra, lave-os imediatamente com água limpa e procure um médico. O diclofenaco dietilamônio gel não deve ser ingerido. Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Pela ausência de dados clínicos referentes ao uso de diclofenaco dietilamônio gel durante a gravidez, seu uso não é recomendado durante o período. Já durante a lactação, não se prevêem quantidades mensuráveis da substância ativa no leite das lactantes. Entretanto, não há experiência com diclofenaco dietilamônio gel durante o período de amamentação. A segurança e a eficácia do diclofenaco (independente da formulação farmacêutica) não foi ainda estabelecido em crianças. O produto não deve ser usado por mais de 14 dias. É recomendado que o paciente procure o médico após 7 dias se os sintomas não desaparecerem ou se houver piora do caso.