Indicação:
Bonviva® 150 mg é indicado para o tratamento da osteoporose (enfraquecimento dos ossos) pós-menopausa, com a finalidade de reduzir o risco de fraturas vertebrais.
Contraindicação:
Você não deverá tomar Bonviva® se tiver conhecida hipersensibilidade (alergia) ao ibandronato de sódio ou aos demais componentes da fórmula do produto e se for paciente com hipocalcemia (baixo nível de cálcio no sangue) não corrigida. Tal como acontece com vários bisfosfonatos, você não deverá tomar Bonviva® se tiver anormalidades no esôfago, como demora no esvaziamento esofágico, estenose (estreitamento do esôfago) ou acalasia (ausência de relaxamento do esôfago).
Você não deverá tomar Bonviva® se não conseguir ficar em pé ou sentado durante, pelo menos, 60 minutos.
Modo de Uso:
Bonviva® deve ser administrado em jejum, 60 minutos antes da ingestão do primeiro alimento ou bebida do dia (exceto água) e antes da administração de qualquer outro medicamento ou suplemento, inclusive cálcio;
Os comprimidos devem ser tomados por via oral, com um copo cheio de água filtrada (180 a 240 mL), e você deverá estar em posição ereta: sentado, em pé ou andando. Você não deve deitar-se nos 60 minutos seguintes após tomar o medicamento;
Bonviva® só deve ser tomado com água filtrada. Bonviva® não deve ser tomado com nenhum outro tipo de bebida, tais como água mineral, água com gás, café, chá, bebidas lácteas (como leite) ou suco. Alguns tipos de água mineral podem conter altas concentrações de cálcio e, por isso, não devem ser utilizadas;
Os comprimidos de Bonviva® não devem ser mastigados nem chupados, pois podem causar ulceração na garganta.
Dose e duração do tratamento
A dose recomendada de Bonviva® é um comprimido revestido de 150 mg, uma vez por mês. Os comprimidos devem ser tomados sempre na mesma data a cada mês. A dose máxima de Bonviva® é 150 mg por mês.
Bonviva® é um medicamento de uso contínuo, não havendo duração de tratamento determinada.
Tome Bonviva® exatamente conforme indicado por seu médico e continue tomando pelo tempo que ele determinar.
Bonviva® é um medicamento para uso contínuo e não surtirá o efeito desejado se você parar de tomálo.
Pacientes idosos
Não é necessário ajuste de dose. Considerando-se que pode haver diminuição da função dos rins em pacientes idosos, se houver caracterização de insuficiência renal grave, recomenda-se avaliar a relação risco/benefício antes de administrar Bonviva®.
Pacientes com insuficiência dos rins
Não é necessário ajuste de dose para pacientes com insuficiência dos rins leve a moderada e com depuração de creatinina = 30 mL/min. Em pacientes com depuração de creatinina < 30 mL/min, a decisão de administrar Bonviva® deve ser baseada na avaliação individual da relação risco/benefício.
Pacientes com insuficiência do fígado
Não há necessidade de ajuste de dose para pacientes com insuficiência do fígado.
Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.
Este medicamento não deve ser partido ou mastigado.
https://pro.consultaremedios.com.br/bula/bonviva-comprimido
SE PERSISTIREM OS SINTOMAS O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. ESTE PRODUTO É UM MEDICAMENTO. SEU USO PODE TRAZER RISCOS. PROCURE O MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA.