Compartilhar
Você sabe como prevenir o câncer?
Há Por Anônimo as 12:56 - 4/02/2021 Saúde
Compartilhar
Para marcar o dia mundial do combate à doença, listamos algumas mudanças de hábito que podem fazer toda a diferença
De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 7,6 milhões de pessoas no mundo morrem em decorrência do câncer todos os anos – desses casos, 1,5 milhão poderiam ser evitados com cuidados adequados. Mas, além do tratamento, existem outros fatores que podem ser decisivos para impedir o desenvolvimento da doença?
Com o objetivo de promover a conscientização e a educação sobre esse tema, o dia 4 de fevereiro é marcado como o Dia Mundial do Câncer. Pensando nisso, separamos algumas dicas que podem fazer toda a diferença na sua saúde.
Não fume
Assim como para outras doenças, o cigarro é um dos principais inimigos quando falamos em câncer — sobretudo de pulmão, laringe, faringe e esôfago. Dentre as mais de 4,7 mil substâncias contidas em um cigarro, cerca de 400 delas são altamente cancerígenas. Por isso, para evitar o câncer, não fumar está entre as principais recomendações médicas.
Pratique atividades físicas
Todo mundo sabe que as atividades físicas estão no topo de boas práticas para quem quer cuidar da saúde, e nesse caso não é diferente. Os exercícios são responsáveis por diminuir a circulação de determinadas substâncias do organismo, além de ajudarem no controle de peso, pressão arterial e glicemia, sendo eficazes na prevenção de complicações da diabetes.
Cuide da alimentação
Para ter uma boa qualidade de vida, não tem como fugir de uma boa nutrição. Alimentos processados e industrializados, temperos prontos ou que possuam excesso de sal e gordura, além de terem substâncias cancerígenas. Já o açúcar em demasia também faz com que o organismo aumente a quantidade de insulina e, assim, a produção de elementos ligados ao câncer. A dica é manter uma alimentação balanceada, rica em frutas, verduras, legumes e cereais integrais.
Atenção ao sol
A exposição solar excessiva está entre os principais fatores de risco para câncer de pele. Por isso, proteger-se do sol é fundamental para evitar a doença. Assim, o uso do protetor solar é indispensável, principalmente em áreas como rosto, pescoço e ombros, sendo necessária a reaplicação do produto a cada duas horas. Para quem for ficar mais exposto, não esqueça de usar bonés ou chapéus e óculos de sol.
Vacine-se e faça exames preventivos
A vacinação também é uma aliada na prevenção do câncer. A vacina contra o HPV e o exame de papanicolau, por exemplo, são ações complementares para prevenir o câncer do colo do útero. O vírus causador da hepatite B está ligado ao câncer de fígado, sendo a vacina, novamente, um agente preventivo. Para pessoas que tenham histórico familiar de algum tipo de câncer, é importante procurar um especialista com regularidade.