Compartilhar
Cuide-se: saiba quais vacinas podem prevenir doenças do inverno
Há Por Anônimo as 21:52 - 1/06/2021 Saúde
Compartilhar
O momento é de apreensão e expectativa pela vacina contra a Covid-19. Em meio a uma pandemia sem precedentes na história do planeta, que nos obriga a adotar medidas de proteção inimagináveis, a espera pelo imunizante parece cada vez mais longa. Mas enquanto nem toda a população tem acesso à vacina, é possível se cuidar de outras doenças com imunizantes já à disposição de todos, sobretudo nos meses mais frios do ano.
O outono e o inverno são estações típicas para as doenças respiratórias. O clima mais seco favorece a permanência de poluentes nas camadas mais baixas da atmosfera por mais tempo, assim como gotículas que podem propagar uma série de vírus, entre eles os da gripe e do resfriado. E nesse momento pandêmico, em que os sintomas dessas doenças muitas vezes se confundem com os da Covid-19, todo cuidado ainda é pouco.
A vacina contra a gripe (H1N1) é uma boa opção para reforçar o organismo contra a doença. A tetra valente protege contra quatro tipos de vírus: duas cepas do vírus tipo A e outras duas do tipo B (AH1N1 e AH3N2+B+B). A vacinação é indicada apenas a partir dos seis meses de idade. É contraindicada apenas para quem tem alergia grave a algum componente da vacina ou apresentou reações após ter tomado o imunizante anteriormente.
Enquanto a gripe é causada por um vírus que atinge as vias aéreas superiores e os sintomas duram, em média, cinco dias, a pneumonia é uma infecção no trato respiratório, que pode se espalhar para o sangue e se alojar nos pulmões. E se mal diagnosticada e tratada, pode levar à morte. O melhor meio de prevenção é a vacina Pneumo 13.
Outra doença que preocupa no inverno é a meningite bacteriana. Como a maior parte das bactérias que causam a doença são transmitidas no ar, é nas temperaturas mais baixas que elas permanecem por mais tempo no ar e se propagam com mais facilidade. A meningite bacteriana pode levar à morte em 20% dos casos, sobretudo quando atinge crianças e idosos. E duas em cada dez que sobrevivem ao problema registram sequelas graves, como surdez, danos cerebrais e até amputações. Assim, é importante considerar a vacina contra a Meningite B para crianças e terceira idade e assim evitar problemas.
Ainda que não seja uma doença típica do inverno, a Hepatite A é transmitida pelo vírus A da doença, ou HAV. A doença costuma ser benigna, mas os sintomas mais fortes e a letalidade aumentam conforme a idade. E ainda que sua forma mais comum de transmissão seja o contato das fezes com a boca – o que pode se dar com alimentos ou água contaminados – é transmitida também no contato com alguém já contaminado ou ainda entre crianças em creches ou ambiente escolar, por exemplo. A aplicação da vacina requer receita médica.
A Rede de Farmácias Nissei conta com o SAN, Serviços Avançados Nissei. Lá, você encontra orientação personalizada sobre medicamentos, testes laboratoriais rápidos e auxílio para acompanhar tratamentos. O SAN conta também com uma relação de vacinas disponíveis anualmente. Para saber mais sobre o serviço ou agendar sua vacinação, visite uma das lojas ou acesse nosso site.