Compartilhar
Quer parar de fumar? Nós te ajudamos!
Há Por Anônimo as 10:13 - 31/05/2020 Saúde
Compartilhar
Para quem deseja largar o vício de vez, além de determinação, é importante encontrar novos hábitos; com o objetivo de conscientizar quanto aos malefícios, é celebrado no dia 31 de maio, o Dia Nacional sem Tabaco
O tabagismo é a principal causa de morte evitável em todo o mundo e, ainda assim, é responsável por cerca de 7 milhões de óbitos anualmente. Destes, 900 mil são vítimas de fumo passivo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). No Brasil, os números também são preocupantes, chegando a 428 mortes por dia. Por isso, pensando em conscientizar a população quanto aos impactos negativos do uso, é celebrado no dia 31 de maio o Dia Nacional sem Tabaco.
A boa notícia é que, apesar dos riscos da dependência, nunca é tarde demais para parar de fumar, e os benefícios sem o cigarro podem ser sentidos em pouco tempo: cerca de 20 minutos sem fumar, já são suficientes para a pressão sanguínea voltar ao normal. Assim, para quem deseja largar o vício de vez, além de determinação, é importante conhecer o próprio corpo para escolher o melhor método.
Em primeiro lugar, há quem prefira uma parada abrupta. Ou seja, se você fumava um maço de cigarro por dia, a partir de agora, não terá mais contato com nenhum cigarro. Na parada por redução, diminui-se gradativamente o número de cigarros por dia. Assim, pouco a pouco, chega no número zero. Já na parada por adiamento, o fumante retarda, diariamente, o horário de acender seu cigarro. Desta forma, no primeiro dia será aceso às 8h, no segundo às 10h e assim sucessivamente.
Por outro lado, independentemente do método escolhido, é importante encontrar hábitos que substituam o fumo, já que parar não é uma tarefa fácil. Desse modo, a recomendação é praticar exercícios físicos regularmente; evitar a ingestão de álcool, café e outras bebidas que possam ser gatilhos para o uso do cigarro; encontrar atividades prazerosas, como aulas de dança, leituras ou culinária; e ter uma alimentação balanceada. Além disso, para o tratamento ser mais eficaz, é recomendado buscar ajuda profissional, assim como o apoio de amigos e familiares.
Conheça os benefícios a curto e longo prazo
1. Em cerca de 20 minutos, o ritmo cardíaco e a pressão baixam, voltando ao normal;
2. Em duas horas, não há mais a presença da nicotina no sangue;
3. Em oito horas, os níveis de oxigênio também são normalizados;
4. Entre 12 a 24 horas, os pulmões já têm um melhor funcionamento;
5. Em dois dias, sentidos como olfato e paladar também melhoram;
6. Em três semanas, melhoram a circulação e respiração;
7. Em um ano, cai em 50% o risco de morte por infarto do miocárdio;
8. Em dez anos, o risco de infarto será o mesmo de pessoas que nunca fumaram;
Em caso de dúvidas, procure seu médico. Lembrando que, para quem deseja, os Serviços Avançados Nissei (SAN) disponibilizam o programa Parar de Fumar, que visa auxiliar o paciente fumante a abandonar a dependência do cigarro. Após uma avaliação, será identificado o grau de dependência de cada usuário e, a partir disso, serão definidas metas terapêuticas além de aconselhamentos comportamentais. Para mais informações, procure uma de nossas unidades ou entre em nosso site.