Compartilhar
Me queimei! E agora?
Há Por LUANA PEDROSO DOS SANTOS as 17:44 - 27/10/2023 Beleza
Compartilhar
Aproveitou muito o solzão nesse fim de ano, mas se descuidou com o protetor solar? Saiba como cuidar da queimadura na pele causada pelo sol com essas dicas!
Sempre previna!
Além do desconforto e dores, as queimaduras na pele causadas pelo sol, podem dobrar os riscos do surgimento de melanoma, que é o tipo mais grave de câncer de pele. E também causa o envelhecimento precoce – o fotoenvelhecimento.
O uso do protetor solar é imprescindível! Cuidados especiais para as áreas que queimam mais rápido no sol, como o colo do peito, pescoço, peito do pé, ombros, orelhas e couro cabeludo são fundamentais para evitar maiores problemas. Use chapéus e uma barreira física, como guarda sol e roupas para se proteger mais ainda do sol.
A queimadura pode levar à desidratação, e até a insolação. Sintomas de febre, calafrios, exaustão, náuseas, vômitos e desmaios são sinais de uma reação inflamatória mais grave, necessitando de avaliação médica.
Primeiros cuidados
Evite mais exposição solar! Como a pele já está sensibilizada, faça repouso, pois o organismo precisa de descanso para se recuperar.
É muito importante tomar um banho de água fria ou aplicar compressas frias na região queimada, para resfriar completamente o corpo, e assim impedir que a pele continue queimando.
Como fazer compressas frias de camomila:
Faça um chá de camomila normalmente, e deixe-o na geladeira. Após esfriar, molhe uma gaze ou um pedaço de algodão e aplique na pele. Deixe-o agir por vários minutos na pele. Pode-se usar várias vezes ao dia.
Ao tomar um banho utilize somente água no local afetado, e não esfregue a pele. Deixe a pele secar ao ar livre e não utilize toalhas na região queimada.
Opte por usar roupas mais leves e que evitam qualquer tipo de atrito na pele afetada, até que cicatrize.
Hidrate-se! Por dentro e por fora!
É importante aumentar a ingestão de água. Adicione no seu cardápio também suco natural de frutas e água de coco. Suco de abacaxi, melancia, e cenoura com laranja são ótimas opções, pois são ricos em propriedades antioxidantes.
Hidratação constante relaxa a pele. Cremes com aloe vera e camomila podem ser usados em casa para passar na queimadura de sol que não formou bolhas. Eles possuem propriedades que acalmam e refrescam a pele, aliviando a dor, a vermelhidão e a irritação mais rápido. Além de evitar o ressecamento extremo, que causa a descamação.
A aloe vera possui substâncias que são capazes de acelerar a cicatrização da pele e aumentar a produção de colágeno, que ajuda na regeneração da pele. Pode ser utilizada de 3 a 4 vezes por dia. Além disso, ela proporciona a sensação de refrescância imediata.
Máscara facial com efeito refrescante pode ajudar também. Mas atente-se para o tipo de máscara, não utilize produtos que puxem a pele ou que sejam esfoliantes. O indicado são aquelas de efeito calmante e refrescante.
Queimadura de segundo grau
As queimaduras de sol de segundo grau costumam apresentar bolhas, pois atingem a epiderme e parte da derme mais profunda.
Caso você tenha uma queimadura com essas características, é necessário resfriar a área com soro fisiológico ou água fria corrente em abundância.
Nunca estoure as bolhas, e nem retire a pele das quais já estouraram. O risco de infecções aumenta e pode danificar ainda mais os tecidos. Pode ser necessário o uso de antibióticos e corticoides tópicos e orais, além de curativos específicos para queimaduras. Sempre consulte um médico para saber quais medidas tomar.
Aumente em dobro a hidratação, evite uma nova exposição solar e qualquer produto que seja de tratamento para pele. Nesse momento a pele só precisa ser restaurada e hidratada.
Gostou das dicas? Compartilhe com alguém!
Siga as nossas redes sociais e fique por dentro de todas as dicas, novidades e ofertas!