Entenda o que é Herpes-Zóster: sintomas, vacina e tratamento

Há Por Anônimo as 9:36 - 16/08/2022 Saúde

Houve um aumento de 54% nos casos de Herpes-zóster durante a pandemia de Covid-19, comparado com o mesmo período antes da pandemia, segundo estudo da Unimontes, em Minas Gerais.

Os motivos desse crescimento ainda não são totalmente claros, embora a suspeita seja de que os gatilhos são a ansiedade, estresse emocional, transtornos depressivos e baixa imunidade durante a pandemia. Como também a queda dos anticorpos a partir de certa idade.

Mas afinal, o que é Herpes-zóster?

O Herpes-zóster, conhecido popularmente pelos nomes cobreiro, é uma infecção viral causada pelo vírus Varicela Zóster, o mesmo vírus causador da catapora. Enquanto a catapora costuma ocorrer na infância, o Herpes-zóster aparece principalmente nos adultos e idosos, pois é quando o vírus apresenta uma reativação.

Depois que a pessoa se contamina com o vírus Varicela Zóster e desenvolve a catapora, esse mesmo vírus pode ficar latente por anos, nos gânglios do sistema nervoso. Em algum momento ele pode reativar, causando o Herpes-zóster.

Apesar de ser o mesmo vírus, tecnicamente o Herpes-zóster não é catapora. Os sintomas, a epidemiologia e as complicações são bem diferentes. É a mesma infecção, mas não é exatamente a mesma doença.

Nos últimos anos, a vacinação de crianças contra a varicela (catapora) passou a ser adotada e levantou a hipótese dela também ser eficaz contra o Herpes-zóster.

O diagnóstico do Herpes-zóster normalmente é feito com base na avaliação dos sinais e sintomas apresentados, assim como na observação das lesões na pele.

Outros problemas mais raros que esse vírus pode causar (dependendo do local afetado) são pneumonia, problemas de audição, cegueira ou inflamação no cérebro, por exemplo.

Em alguns indivíduos pode ocorrer a paralisia facial, que é a Síndrome de Ramsay Hunt, ou Herpes-zóster no ouvido. Recentemente, o cantor Justin Bieber anunciou em suas redes sociais, que o seu rosto estava parcialmente paralisado devido à síndrome.

Apenas em casos raros, geralmente em pessoas muito idosas, e com o sistema imunológico muito enfraquecido, essa doença pode levar à morte.

Formas de transmissão

O paciente com zóster ativo é contagioso apenas para as pessoas que nunca tiveram catapora, ou seja, para aquelas que nunca foram infectadas pelo vírus Varicella-Zoster.

As lesões são altamente contagiosas e a transmissão do vírus se dá através de mãos infectadas pelas lesões, ou seja, basta coçar ou tocar na lesão para haver risco de contaminação das mãos.

Vacina Herpes-Zóster

Caso você nunca tenha tido catapora, a vacina contra a catapora é indicada, mesmo na idade adulta.

Pessoas que já tiveram essa doença na infância, e têm mais de 50 anos, também podem tomar a vacina contra o Herpes-zóster em redes privadas. Uma nova versão dela, com maior eficácia, já está disponível na Nissei! Agende pelo site.

Além de ser efetiva na prevenção, os pacientes que, mesmo vacinados, acabam desenvolvendo Herpes-zóster, apresentam uma taxa de complicações bem mais baixa que a população não imunizada.

Indicada para:

– Prevenção do Herpes-zóster

– Prevenção de neuralgia pós-herpética (NPH)

– Redução da dor aguda e crônica associada ao zóster

Quem pode tomar?

Pessoas a partir de 50 anos de idade

Pessoas com comprometimento imunológico com mais de 18 anos

Os pacientes que tiveram Herpes-zóster devem tomar a vacina somente 6 a 12 meses após a doença.

Contra-indicações:

– Gravidez

– Pessoas com imunodeficiência primária e adquirida

– Pessoas em tratamentos imunossupressores

– Tuberculose ativa

– Hipersensibilidade a produtos contidos na vacina.

Dose única

Aplicação subcutânea

Precisa de receita

Estou com Herpes-zóster e agora?

Lave diariamente a região afetada com água morna e sabão neutro sem esfregar, secando bem para evitar o desenvolvimento de bactérias na pele.

Utilize roupa confortável e de algodão para permitir que a pele respire.

Coloque uma compressa fria de camomila sobre a região afetada para aliviar a coceira.

Não aplique pomadas ou cremes sobre as bolhas.

Tratamento

Na maioria dos casos, o Herpes-zóster desaparece espontaneamente após alguns dias.

O tratamento com antivirais por via oral é indicado para acelerar o processo de cicatrização,  diminuindo a severidade, a duração e os riscos de complicações do Herpes-zóster.

O Herpes-zóster é uma doença contagiosa, mas apenas para aquelas pessoas que nunca tiveram catapora ou que não foram vacinadas.

Não deixe de se cuidar e cuidar de quem você ama! Tem algum idoso na sua casa? Algum imunossuprimido? Não deixe de tomar a vacina! A prevenção é o melhor remédio!

Com o SAN – Serviços Avançados Nissei, você e sua família contam com farmacêuticos especializados para controlar o nível de colesterol no organismo e com isso, acompanhar como está a saúde, podendo prevenir, ou remediar, qualquer necessidade. Confira no mapa as lojas Nissei onde você encontra os serviços do SAN.

Compartilhe com uma amiga ou familiar que precisam saber dessas informações!

Para mais informações sobre cuidados com a saúde e bem-estar, nos siga nas redes sociais! Fique por dentro também das novidades e ofertas!