Compartilhar
Benefícios e Curiosidades do Chocolate
Há Por Anônimo as 17:30 - 22/04/2022 Saúde
Compartilhar
Ao leite, amargo, branco, crocante ou recheado. O chocolate é um dos alimentos mais amados no mundo. Produzido a partir do cacau, é o grande vilão de muitas dietas. Mas quem disse que chocolate não é saudável? O consumo moderado do doce oferece diferentes benefícios para a saúde, confira:
Benefícios do chocolate
Uma pequena quantidade de chocolate amargo todos os dias, além de satisfazer aquela vontade por um docinho no meio da tarde, tem outros benefícios para sua saúde!
- Melhora a saúde cardiovascular
- Reduz a pressão arterial
- Reduz os níveis de colesterol ruim (LDL)
- Ajuda a prevenir o câncer de intestino
- Estimula o cérebro
- Aumenta a sensação de bem estar
- Diminui a fome
Mas para isso é necessário comer o tipo certo de chocolate: com 60% e 70% de cacau, pois é o cacau que contém as propriedades para auxiliar na saúde e prevenir doenças.
O chocolate branco não contém cacau, então comer ele não adianta nada para nossa saúde, apenas é gostoso. Já ao leite contém um pouco de cacau, mas não é o suficiente para dar algum benefício à saúde.
Outra coisa boa sobre o chocolate amargo é que alguns quadradinhos são o suficiente para satisfazer a necessidade de comer doce. Ainda é possível notar, com o consumo regular (e com moderação), redução do apetite e aumento do metabolismo.
Qual a quantidade ideal para consumo?
Quanto mais cacau o chocolate tiver, mais benefícios terá para a saúde. Por isso os meio amargo e amargo têm benefícios maiores que os outros tipos. Já os chocolates a partir de 70% são os mais ideais.
Pesquisas apontam que dois quadradinhos de chocolate amargo por dia são tudo que você precisa para ver os efeitos positivos. Com moderação, dá para consumir chocolates sem peso na consciência. Coma de 3 a 5 vezes na semana.
Se o consumo for muito alto, o chocolate pode aumentar o nível de açúcar no sangue, aumentando o risco de diabetes e ganho de peso, o que pode elevar o risco de doenças cardiovasculares.
Caso você não goste ou não esteja acostumado a comer chocolate amargo, comece escolhendo um com 40% de teor de cacau, e aos poucos aumentando a porcentagem.
Curiosidades
O primeiro chocolate consumido era o chocolate quente
O cacau é tão bom que era visto como um alimento celestial! Os Astecas e Maias consideravam a fruta dada diretamente pelos deuses aos homens. Acreditavam que seu valor era tão alto, que até utilizavam os grãos como moeda.
Nessa época o cacau era preparado apenas como bebida. Feito com especiarias e sem leite. Tinha um sabor amargo e era consumido em ocasiões especiais, como casamentos.
Já foi considerado um remédio
No século XVI, na Europa, o chocolate era recomendado para curar febres e aliviar dores de estômago.
É um veneno para cães e gatos
O cacau contém uma substância chamada Teobromina, apesar de ser facilmente processada pelo organismo humano, estes animais não a processam bem e correm o risco de se envenenar.
Deixa a pele mais bonita
A semente de cacau é composta por antioxidantes que têm propriedades que ajudam a prevenir o envelhecimento. E também melhora o fluxo sanguíneo, aumenta a densidade e hidratação da pele. Não à toa, a indústria de cosméticos aposta em diversos produtos que contém o cacau em sua formulação.
Depois dessa leitura é melhor a gente relaxar e comer um chocolatinho, não é mesmo? Aproveite as ofertas e compre o seu chocolate favorito (e um de 70%, já que é bom para a saúde!) na Nissei!
Siga as nossas redes sociais e fique por dentro de todas as dicas, novidades e ofertas!