Indicações:
Anador possui ação rápida contra a dor de cabeça. Atua como antitérmico (reduz a febre) e analgésico (reduz a dor). Uso oral.
Modo de Usar:
Recomenda-se que os comprimidos sejam deglutidos sem mastigar e com líquido suficiente (aproximadamente ½ a 1 copo). Anador não deve ser administrado em altas doses, ou por períodos prolongados, sem controle médico. O tratamento pode ser interrompido a qualquer instante sem provocar danos, inerentes à medicação, ao paciente. Adultos e adolescentes acima de 15 anos: 1 a 2 comprimidos, até 4 vezes ao dia. Doses maiores, somente à critério médico.
Contraindicações:
Para pacientes que possuem alergia ou intolerância à dipirona ou à qualquer um dos demais componentes da formulação ou a outras pirazolonas (exemplo: fenazona, propifenazona) ou a pirazolidinas (exemplo: fenilbutazona, oxifembutazona) incluindo, por exemplo, experiência prévia de agranulocitose com uma dessas substâncias. Este medicamento é contraindicado em casos de gravidez e amamentação e, não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista. Informe imediatamente seu médico em caso de suspeita de gravidez. Contraindicado para crianças menores de 3 meses de idade ou pesando menos de 5 quilos. Contraindicado também durante os três primeiros e três últimos meses de gravidez.
Reações Adversas:
A dipirona pode causar choque anafilático, erupções na pele, coceira, ardor, vermelhidão, urticária, inchaço, anemia aplástica, agranulocitose e pancitopenia. Pode ocorrer também trombocitopenia, queda crítica da pressão sanguínea. Em casos muito raros, especialmente em pacientes com histórico de doença nos rins, pode ocorrer piora súbita ou recente da função dos rins (insuficiência renal aguda), em alguns casos com diminuição da produção de urina, redução muito acentuada da produção de urina ou perda aumentada de proteínas através da urina. Em casos isolados, pode ocorrer nefrite intersticial aguda (um tipo de inflamação nos rins). Uma coloração avermelhada pode ser observada algumas vezes na urina.
Precauções:
Em particular, os seguintes pacientes apresentam risco especial para possíveis reações anafiláticas graves relacionadas à dipirona: pacientes com asma brônquica, particularmente aqueles com rinossinusite poliposa concomitante; pacientes com urticária crônica; pacientes com intolerância ao álcool, por exemplo, pacientes que reagem até mesmo a pequenas quantidades de bebidas alcoólicas, apresentando sintomas como espirros, lacrimejamento e rubor pronunciado da face. A intolerância ao álcool pode ser indicativa da síndrome de asma analgésica prévia não diagnosticada; pacientes com intolerância a corantes (exemplo: tartrazina) ou a conservantes (exemplo: benzoatos). A administração de dipirona pode causar reações hipotensivas isoladas. Caso você tenha insuficiência dos rins ou do fígado, recomenda-se evitar o uso de altas doses de dipirona.