Mefex 500mg: para que serve?
Mefex 500mg é um medicamento da classe dos antibióticos, muito utilizado para combater diferentes tipos de infecções causadas por bactérias sensíveis à sua ação, como:
infecção da garganta, como amigdalites e faringites;
infecção dos pulmões e dos brônquios, como pneumonia e bronquite;
infecção do ouvido (otite média);
infecções urinárias e de pele;
infecções dos seios da face, como sinusites.
Mefex 500mg: composição
Um comprimido de Mefex 500 mg é composto por: 601,44 mg de axetilcefuroxima, que corresponde a 500 mg de cefuroxima ativa. Além disso, este medicamento contém outros ingredientes inativos necessários para a formação do comprimido (excipientes), como: laurilsulfato de sódio, dióxido de silício, celulose microcristalina, croscarmelose sódica, azul brilhante laca de alumínio, ácido esteárico, álcool polivinílico, dióxido de titânio, talco, lecitina de soja e goma xantana.
Mefex 500mg: como age no organismo?
O medicamento Mefex possui como princípio ativo a axetilcefuroxima. Por isso, ele age combatendo infecções ao eliminar as bactérias, seja destruindo diretamente ou impedindo sua reprodução. Isso possibilita que o sistema imunológico elimine a infecção por completo.
Mefex 500mg: posologia
A dosagem recomendada de Mefex 500mg pode ser diferente para cada pessoa, pois depende do tipo de infecção e da saúde geral do(a) paciente. No geral, a dosagem é:
Adultos: 250 mg duas vezes ao dia, a cada 12 horas.
Crianças menores de 12 anos: a dose é determinada individualmente, considerando o peso da criança e a gravidade da infecção. Em geral, fica entre 30 mg e 100 mg por quilograma de peso corporal.
Os comprimidos de Mefex devem ser tomados somente por via oral, ou seja, engolidos com água, de preferência depois das refeições para uma melhor absorção. É crucial seguir à risca as orientações do seu médico ou médica sobre como usar este medicamento para ter os efeitos esperados.
Mefex 500mg: efeitos colaterais
Os efeitos colaterais do Mefex 500mg podem variar, os mais comuns são:
diarreia;
náuseas;
vômitos;
dor abdominal;
dor de cabeça;
tonturas;
eosinofilia (aumento em um tipo de glóbulos brancos).
Em alguns casos, o uso de Mefex pode levar a um super crescimento de Candida, resultando em infecções por fungos. Essa situação é mais frequente quando o medicamento é utilizado por um período prolongado.
Contraindicações do Mefex 500mg
Apesar de seus benefícios, o Mefex 500mg tem contraindicações. Ele é contraindicado para:
Pessoas com alergia ao componente ativo ou a qualquer outro componente da fórmula.
Pessoas com alergia a qualquer outro antibiótico betalactâmico, incluindo penicilinas, monobactâmicos e carbapenêmicos.
Quais as possíveis interações medicamentosas do Mefex 500mg?
Antes de iniciar o tratamento com Mefex, recomendamos que você consulte seu médico ou médica sobre qualquer outro medicamento que você esteja usando ou tenha usado recentemente. Dentre as possíveis interações medicamentosas estão:
Antiácidos: podem reduzir o efeito do Mefex se tomados após as refeições.
Anticoncepcionais: Mefex pode interagir e acabar comprometendo a ação de alguns anticoncepcionais, assim como outros antibióticos.
Testes diagnósticos: Mefex pode interferir em alguns exames de sangue, como o teste de Coombs e a dosagem de glicose.
Mefex 500mg: preço e onde comprar?
Consulte o valor desse e de outros medicamentos, assim como produtos de saúde, higiene pessoal, nas lojas físicas das Farmácias Nissei ou em nosso site oficial.
ESTE PRODUTO É UM MEDICAMENTO. SEU USO PODE TRAZER RISCOS. LEIA A BULA. EM CASO DE DÚVIDAS, CONSULTE UM (A) MÉDICO (A), OU FARMACÊUTICO (A). NA PRESENÇA DE ALGUM SINTOMA, REALIZE UMA CONSULTA MÉDICA.