Compartilhar
Seu corpo quer voltar ao normal depois da gravidez. Saiba o que é puerpério
Há Por Anônimo as 19:47 - 31/03/2021 Beleza
Compartilhar
Período pode durar até 60 dias com algum tipo de desconforto físico e emocional. Dieta saudável e atenção a alguns sinais podem fazer com que o processo seja mais ameno
Puerpério é o período que se inicia logo após o parto. Entre 45 e 60 dias, o corpo da mulher passa por transformações para retomar ao seu estado anterior, antes das transformações causadas pela gestação. Esse tempo pode ser mais longo em mulheres que amamentam por um período maior. Essas transformações envolvem não apenas questões físicas, mas também endocrinológicas (hormonais) e emocionais.
Um bom exemplo do esforço que o organismo precisa fazer para voltar ao estágio anterior ao da gravidez é o do útero: na gestação, o útero chega a 32 centímetros e a 1,5 quilo. No puerpério, volta ao seu tamanho considerado normal, de 7 centímetros e 60 gramas, perdendo cerca de 1 centímetro por dia. O processo é chamado de renovação uterina e pode gerar cólicas desconfortáveis.
Nas primeiras 24 horas da involução realizada pelo corpo da mulher, o organismo concentra todos os esforços na produção de leite e na retração uterina. A amamentação colabora para o retorno da forma física, já que na sucção do leite pelo bebê, o organismo libera ocitocina de forma mais fácil. O hormônio é responsável pela retomada da forma anterior à gestação.
Baby blues e dieta saudável
Nesse processo de retomada da forma anterior, o organismo reduz a produção do estrogênio e da progesterona. Essa mudança hormonal colabora para a depressão pós-parto e para o chamado ‘baby blues’ durante o puerpério. Casos de depressão precisam de acompanhamento médico, para evitar que ela evolua para algo mais grave. Já o baby blues, aquela tristeza sem motivo aparente, e que fica mais clara quando a mãe percebe algumas dificuldades no primeiro mês de vida do bebê, costuma durar duas semanas.
Assim, em um momento de mudanças físicas e também emocionais, é importante que a mãe adote cuidados para que esse período seja o menos doloroso possível.
É importante manter-se saudável, com a reposição de nutrientes e o uso de vitaminas, somado ao sulfato ferroso indicados no pré-natal até seis semanas depois do parto, ou enquanto durar a amamentação exclusivamente no peito.
Enriqueça o cardápio com alimentos ricos em água, sobretudo frutas, proteínas e alimentos ricos em vitamina C. Em média, a alimentação no pós-parto precisa ter 400 calorias a mais do que a habitual antes da gestação. Energia e alimentos saudáveis vão ajudar a mãe a garantir uma produção de leite com qualidade nutricional para a criança. É importante, no entanto, evitar excessos, já que os nutrientes consumidos pela mulher chegarão ao bebê via amamentação. É por esse mesmo motivo que remédios devem ser evitados, ou ingeridos apenas sob orientação médica.
Exercícios são também um bom aliado da mulher durante o puerpério. É importante que ele sejam retomados seis semanas após o parto, e que comecem de forma leve e gradual. A reposição da vitamina D ao caminhar sob o sol pode servir para auxiliar no processo de recuperação do organismo. Além de contribuir para a absorção de cálcio pelo organismo, a vitamina D atua no sistema imunológico, protegendo órgãos vitais como o cérebro e o coração. E ao agir como hormônio, mantém o fósforo e o cálcio presentes no sangue em quantidades adequadas.
E sempre que sair ao sol, não se esqueça de filtro solar para cuidar da pele. Manchas escuras que costumam aparecer na barriga e no rosto durante a gravidez tendem a sumir depois de 40 dias do parto, mais ou menos.
Para descansar, opte por chás que acalmam e reduzem o estresse, já que o momento é de tensão, em virtude dos cuidados necessários com um bebê que, no primeiro momento, não consegue diferenciar o dia da noite. E também de incômodo, já que o corpo está trabalhando para voltar ao que era antes.
Chás de camomila, melissa ou cidreira, capim-limão, alecrim e maracujá são uteis para acalmar e ajudar, por exemplo, a reduzir problemas de estômago, cólicas menstruais, digestão e até proteção contra problemas cardiovasculares. Medicação, apenas com a orientação de um médico.
A Rede de Farmácias Nissei oferece uma gama de produtos para auxiliar a mulher em todos os seus estágios, com produtos selecionados para cuidar da mente e do corpo. Chás, suplementos e produtos naturais estão à disposição para te oferecer uma dieta saudável, rica em nutrientes, vitaminas e itens para te manter descansada e disposta. Para conhecer, visite uma de nossas lojas ou acesse nosso site.