Compartilhar
Doenças cardiosvasculares: saúde do coração
Há Por AMANDA SANTANA DE SOUSA as 20:36 - 16/08/2024 Saúde
Compartilhar
Formado pelo músculo cardíaco, revestido externamente por uma membrana denominada pericárdio e internamente pelo endocárdio, o coração é considerado a estrutura central do sistema cardiovascular e fica localizado no interior da cavidade torácica.
O coração é responsável por bombear o sangue, sendo essencial para manter o fluxo contínuo, garantindo a distribuição de oxigênio e nutrientes para todos os tecidos e órgãos.
O estilo de vida que levamos tem impacto direto na nossa saúde, um coração saudável auxilia em diversos aspectos, como:
Previne ataques e problemas do coração;
Controlar a pressão arterial;
Reduz os níveis de colesterol;
Aumenta o seu bem-estar físico e mental.
É a partir do bom funcionamento do coração que evitamos diversas doenças vasculares como: infarto e acidente vascular cerebral, afastando também as possíveis sequelas e decorrências.
3. O profissional do coração
Por sua importância e complexidade, o coração requer cuidados especializados, sendo assim, o cardiologista é o responsável pelo cuidado e diagnóstico de doenças e disfunções relacionadas ao coração.
Da mesma forma que o cardiologista age em situações já definidas, ele também atua na prevenção de problemas cardiovasculares, ressaltando também a necessidade de atenção nos costumes diários que reduzem ou aumentam a probabilidade de doenças cardiovasculares, como:
Alimentação saúdavel;
Prática de exercícios físicos;
Realização de exames periódicos.
4. Dia do Cardiologista
O Dia do Cardiologista é uma data estabelecida para reconhecer e valorizar a atuação dos cardiologistas, profissionais indispensáveis para a saúde cardiovascular. Essa comemoração foi instituída pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) com o objetivo de destacar a importância desses especialistas e aumentar a conscientização sobre a saúde do coração.
Essa data, também serve como um lembrete vital da importância dos cuidados contínuos com o coração, pois os cardiologistas são responsáveis pelo diagnóstico, tratamento e prevenção de uma ampla gama de doenças cardíacas, desde condições comuns como hipertensão e colesterol alto até doenças mais complexas, como insuficiência cardíaca e arritmias.
6. Conclusão
Neste dia 14 de agosto, no qual celebramos o Dia do Cardiologista, é fundamental lembrar da importância de cuidar da sua saúde cardiovascular. Este cuidado não é apenas uma questão de bem-estar, mas uma estratégia eficaz para prevenir e reduzir o risco de diversos acidentes vasculares, como infartos e derrames.
Portanto, aproveite esta data para se atentar à sua saúde cardiovascular. Mantenha seus exames preventivos em dia, como consultas regulares com o cardiologista e exames de rotina, como o eletrocardiograma (ECG) e o ecocardiograma. Esses exames são cruciais para detectar qualquer sinal precoce de problemas cardíacos e permitir intervenções oportunas.