Indicações:
Duphalac Xarope atua como regulador intestinal, sendo ideal para o tratamento sintomático da constipação intestinal. Também é indicado para a prevenção e para o tratamento de encefalopatia hepática, tanto no pré-coma quanto no coma hepático. Uso oral. Uso adulto e pediátrico.
Contraindicações:
Contraindicado para pessoas com história de hipersensibilidade (alergia) à qualquer um dos componentes da fórmula. Contraindicado em casos de intolerância à lactose, galactose e frutose. Contraindicado ainda para pessoas com apendicite, hemorragia retal não diagnosticada ou com obstrução intestinal.
Reações adversas:
Distensão abdominal, flatulência, meteorismo, eructação, desconforto, aumento da sede, náusea e vômito. Caso ocorra diarreia em resposta à lactulose, a dose deve ser reduzida.
Precauções:
Hipertensos e pessoas desidratadas devem ter cautela na administração de Duphalac, pois tais condições podem ser agravadas com sua administração. Além da lactulose (substância não absorvida e, assim, desprovida de valor calórico), o medicamento contém pequenas quantidades de galactose e lactose. Isso deve ser levado em consideração especialmente ao se administrar o Duphalac a diabéticos, pelo fato de haver relatos de casos em que houve o aumento dos níveis plasmáticos de glicose com a administração do xarope. Portadores de encefalopatia hepática devem ser monitorados quanto ao risco de acidose, devido às doses elevadas de Duphalac necessárias ao tratamento. Idosos debilitados, tratados continuamente com Duphalac, devem ter os níveis séricos de eletrólitos (sódio, potássio, cloreto e bicarbonato) controlados em intervalos regulares. O uso de Duphalac em crianças somente deve ser realizado com orientação médica, após se eliminar a possibilidade de os sintomas estarem associados a outras patologias. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista. No caso em que pessoas tratadas com Duphalac sejam submetidas a eletrocauterização durante proctoscopia e colonoscopia, recomenda-se lavagem colônica prévia com uma solução não fermentável, devido à presença de hidrogênio produzido pela ação da lactulose. O uso em crianças deve ser realizado apenas sob orientação médica. Atenção diabéticos: contém açúcar.